O “quase” pequeno leitor

Aquele menino estava sentado no assento único do ônibus, que dava para um vidro engordurado com um cartaz informativo pendurado, daqueles bem feios e sem graça. Ele brincava com um boneco de plástico e sua mochila do super homem, fazendo barulhos com a boca e assoviando frases de um diálogo entre o herói e o vilão, quando parou de súbito.
Em voz alta, começou a criar as sílabas, unir as letras com capricho a fim de desvendar o que estava escrito no papel informativo em sua frente. Errou uma, duas, três vezes, até acertar, com a maior atenção do mundo, o nome da cidade “Porto Alegre”. Chamou a mãe e contou a notícia. Estava lendo, entrando pelas portas incríveis do mundo literário! A mãe, sentada com uma amiga, continuou as fofocas, dando um tapinha de leve no topo da cabeça do menino. Magrinho e com os olhos brilhando, não desistiu da leitura e continuou sua jornada nas linhas retas do texto. A cada palavra lida, chamava a mãe e esta não lhe dava atenção. O menino continuava lendo, lendo e lendo, tentando mostrar que era capaz, podia ir cada vez além. E a mulher, mergulhada em fofocas, não ouvia seu filho dando mais um passo em direção à vida adulta, um menino em processo de crescimento. Ele lia com paixão. Até que, por causa da falta de estímulo da mãe, parou de ler e virou só mais um não-leitor nesse mundo de pessoas preguiçosas e desinteressadas.

"Ocean," by Polish illustrator Pawel Kuczynski. re-pinned by: http://sunnydaypublishing.com/books/

Anúncios

2 comentários sobre “O “quase” pequeno leitor

  1. Muito bom Amanda, fazia tempos que não lia nada teu. Me lembra um pouco de quando eu era criança tentando ler todas as placas por ai…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s