Era uma Vez uma História

Já é papo antigo. Já passou na TV aberta. Mas, não sei como, ninguém assistiu. Ninguém ficou sabendo ou não houve interesse no assunto. De qualquer forma, eu precisava fazer este post, parabenizando mais uma grande criação brasileira.

Lembro da escola, quando tinha aula de história e eu temia a professora Ruth, com aquele vozeirão, os olhos arregalados que explicavam marcos de algum período da nossa trajetória. Ela fez com que eu me apaixonasse por história – eu e meus colegas. Mesmo os bagunceiros ficavam em total silêncio durante suas aulas teatrais.

Quase chorei quando assisti o primeiro episódio de “Era uma Vez uma História”, a produção da Band que me ganhou por completo. Não conseguia tirar os olhos de Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz, como que testemunhas oculares, narradores de fatos que determinaram o destino do Brasil. Você ficou sabendo desta mini-série?

f_387874

Imagem Divulgação/Band

Gravada no Brasil e em Portugal, a série de quatro episódios mostrou a fuga da Família Real portuguesa para o Brasil até a abolição da escravatura, passando pela Revolução do Porto, as ruas imundas do Rio de Janeiro e como os escravos eram vendidos e torturados naquela época. A forma como a história é contada é tão bem criada, tão dinâmica, com animações divertidas e momentos importantes recriados, que até o bom-humor é bem vindo no meio de tanta informação relevante.

bandhistoriameme

Momentos de humor ao divulgar valores gastos em bailes portugueses

De acordo com a Band, por cinco meses, uma equipe de cinco animadores e designers 3D trabalharam nas animações criadas em cima de documentos e representações da época. Tudo acompanhado por uma equipe liderada pela historiadora Lilia Schwarcz (de quem já sou completamente fã). A produção, que envolveu 150 profissionais, teve até a atuação de Lenine e Luiza Possi, interpretando algumas passagens.

Como a internet é incrível, consegui colocar os lindos capítulos, diretamente do Youtube, aqui no Blog. Que este material seja utilizado para aulas de História. E que o mesmo formato seja replicado para materiais de outras disciplinas! Pois só assim podemos gerar o interesse e a vontade de se estudar. (Cada episódio tem 02 partes)

 

O que você achou? Curtiu? Me conta nos comentários! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s