Van Gogh para se apaixonar – Livro

Certo dia, estava andando pela rua República, na Cidade Baixa. Passei por uma pequena livraria chamada Via Sapiens e enxerguei um volume que me chamou a atenção em meio a tantas opções de leitura em sua vitrine iluminada. A capa era de um azul claro e o desenho de um homem ruivo estava estampado no papel. Aquele personagem icônico, sem orelha, Vincent Van Gogh. Na hora, abri a porta da loja e entrei, aspirando profundamente o perfume dos códices lá guardados.

vincent

Não imaginava que fosse me impressionar

 

Não abri, não folheei o livro. Só pedi para a atendente colocá-lo em uma sacola, pagando em seguida. Levei o livro para casa e quando o abri, meus olhos brilharam. Imaginei a história do artista escrita em linhas e mais linhas de um livro gostoso de se ler. De qualquer forma, a surpresa também foi positiva, porque dentro de cada página havia uma história visual incrível. Grata surpresa, editada no Brasil pela L&PM.

Uma graphic novel. Das boas!

Vincent-Barbara-Stok-1

As ilustrações são maravilhosas, criadas pela talentosíssima Barbara Stok. As intensas emoções do artista, que sentia tudo à flor da pele, são representadas com ilustrações bonitas e bem-humoradas. Vincent passou por diversos momentos tensos, caóticos. Alimentava uma utópica ideia de criar uma residência onde todos os artistas morariam em conjunto, parecia querer “colocar ordem” na profissão. Os colegas de arte, por sua vez, eram almas livres, boêmias, hedonistas. Nada queriam que os colocasse em uma caixinha. Vincent, por ter uma mente tão fora da caixa, parecia precisar daquela linha invisível das regras, mas não encontrava maneira de se neutralizar em um mundo tão colorido e cheio de novidades para pintar.

vincent-Barbara-Stok-selfmadehero-02

Quadrinhos para se pensar, inspirar, criar a partir deles. Despertam a imaginação e criam empatia entre o leitor e Vincent Van Gogh. Quem dera pudesse conhecê-lo pessoalmente. De certa forma, o livro me deu um gostinho dos caminhos de sua mente.

Você conhece outras Graphic Novels como esta? Me indica nos comentários, vou adorar conhecer! 🙂

Até a próxima!

Amanda Jacobus

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s