Aya Sofya: Um museu emocionante em Istambul
Um dos lugares que mais esperava conhecer quando fui à Turquia era a Hagia Sophia ou Aya Sofya, que anteriormente abrigou uma igreja ortodoxa, uma mesquita e, depois de muitos anos, se transformou em um magnífico museu, que atrai pessoas de todos os pontos do globo diariamente. A história e curiosidades deste ponto turístico em Istambul certamente vão encantar você.
Onde fica
É super fácil de encontrar a Aya Sofya em Istambul, pois fica em uma região repleta de atrativos turísticos, pertinho do Topkapi Palace, da Cisterna da Basílica e até da Mesquita Azul.
Aya Sofya
Senta que lá vem história! Aya Sofya é uma das maravilhas arquitetônicas históricas turcas que permanece de pé até hoje e oferece registros únicos em suas paredes. É a maior igreja construída pelo Império Romano do Oriente em Istambul. Foi construída três vezes no mesmo lugar.
Seu nome significa “Santa Sabedoria” e primordialmente era onde os governantes eram coroados, sendo a maior catedral da cidade no período bizantino. Primeiramente, a igreja foi coberta com telhado de madeira e depois incendiada em um motim público que aconteceu no ano 404. Não existe vestígio desta primeira igreja, porém, pode-se ver tijolos da antiga construção expostos no museu.

A segunda igreja foi reconstruída em 415, com uma estrutura em estilo basílica contendo cinco naves e uma entrada. Contudo, foi demolida em 532 em um tumulto público. Complicada a vida política da época, concordam? Alguns restos foram encontrados em escavações 2 metros abaixo do nível do solo.
Hoje
A estrutura que se vê hoje foi construída por dois renomados arquitetos da época e toda a construção demorou apenas 5 anos! Assim, a igreja foi aberta para um culto no ano de 537. No dia de abertura, diz a história que o Imperador Justinianos entrou no templo e falou: “Meu Senhor, obrigado por me dar a chance de criar um lugar de adoração”, seguindo com as vingativas palavras: “Süleyman, eu bati em você”, referindo-se ao templo de Süleyman, em Jerusalém.

Ao entrar na estrutura gigantesca, me senti tão pequena! São cúpulas enormes, repletas de detalhes! Luminárias lindas de bronze dão um ar antigo ao lugar e o rústico das paredes mostram o tanto de trabalho que ainda espera ser feito pelos restauradores. Sabe-se lá o que mais vão encontrar.

Mosaicos
A estrutura interna inclui colunas trazidas do Templo de Ártemis em Éfeso para serem usadas nas naves, além de 8 colunas trazidas do Egito, que suportam as cúpulas. Todas as paredes, salvo as cobertas por mármore, foram decoradas com mosaicos incríveis. Ouro, prata, vidro, terracota e pedras coloridas foram usados para fazer os mosaicos que são florais e também bíblicos.
Em 1453, após a conquista da Constantinopla, Aya Sofya foi transformada em uma mesquita. A estrutura foi protegida neste período e recebeu minaretes que chamavam para a oração. Os mosaicos cristãos foram cobertos com camadas de algo parecido com gesso recebendo pinturas religiosas feitas a mão. Surpreendentemente, depois de muitos anos, foram descobertos os mosaicos bizantinos com figuras bíblicas sob as camadas! Fico só imaginando a emoção dos historiadores que descobriram tal maravilha. Deve ter sido de tirar o fôlego!

É tão interessante ver os ícones cristãos dos mosaicos em meio a painéis com arte caligráfica islâmica de 8 metros de diâmetro! Cada círculo leva uma palavra religiosa, como “Alá”. Lá dentro, em um ambiente repleto de gente aprendendo sobre história, senti esperança de paz entre as religiões. Quem sabe um dia, né?
Enfim, a Aya Sofya foi convertida em um museu em 1935, recebendo visitantes locais e estrangeiros.
Preço

O custo do ingresso é 60 liras turcas, mas crianças menores de 8 anos não precisam pagar ingresso. Os visitantes devem passar seus pertences em máquinas de raios x e detectores de metal. No horário de verão (Abril a Outubro), os tickets para o Aya Sofya são vendidos até as 18h. De novembro a abril, são vendidos até 16h.
Portanto, se você vai conhecer Istambul, precisa conhecer a Aya Sofya!
Não esqueça de aproveitar as baklavas, vendidas por toda cidade!
Conheça também o Mercado de Especiarias.
Medo de comer em qualquer restaurante? Damos dica de lancheria tradicional e gostosa em Istambul, aqui!
Reserve sua hospedagem pelo nosso link do Booking e apoie nosso trabalho! Clique aqui.
Review: Hotel Titanic em Istambul - Bom, bonito e relativamente barato
4 de maio de 2019 @ 18:41
[…] Visite a Aya Sofya, que já foi igreja, mesquita e hoje é um museu. Clique aqui. […]
Conexão longa: o que fazer em Casablanca - voos da Royal Air Maroc
10 de março de 2020 @ 22:40
[…] mesquitas que permite a visita de turistas não muçulmanos. Sou suspeita para falar, mas eu amo mesquitas e os cânticos de chamada para oração. Acho lindos e emocionantes. Como sempre, mulheres devem […]
Turquia: O que você vai encontrar viajando para lá
10 de março de 2021 @ 17:32
[…] as setes igrejas citadas na Bíblia Sagrada, além de um dos mais antigos templos da história, a Santa Sofia (que também está na lista de Patrimônio Mundial da […]