Bier Park: O Maior parque cervejeiro da América Latina fica em GRAMADO!
Um domingo desses fomos para Gramado, na Serra Gaúcha. Uma cidade toda montada para encantar turistas de todo o Brasil. Fomos visitar o Bier Park, parque cervejeiro interativo, montado pela cervejaria Rasen Bier. O maior parque cervejeiro da América Latina!
Bier Park
O Bier Park fica na própria rua coberta em um prédio de pé direito bem alto, que lembra até uma fábrica. O ingresso custa R$ 50,00 e isso inclui a visita pela história da cerveja, o processo de fabricação, a área interativa e cerveja à vontade durante todo o passeio. Você pode encher seu copo durante as explicações, nas chopeiras disponíveis em locais estratégicos do parque.
Rasen Platz
Antes de entrarmos no parque, almoçamos no Rasen Platz, espaço gastronômico que comporta até 590 pessoas. Tudo é bem típico alemão: do uniforme dos garçons até a gastronomia, que se baseia na proteína do porco. Nós, como ovo-lacto-vegetarianos, provamos o hambúrguer de beterraba, a tradicional salada de batatas com chucrute e ainda as batatas-rústicas com mostarda bem forte e molho de mel defumado. Tudo isso com o chopp Rasen bem gelado. Sensacional!
Como estávamos acompanhados de pessoas que comem carne, fotografamos seus pratos também: barriga de porco, joelho de porco e orelha de porco são algumas das coisas que servem no Rasen Platz. Como sobremesa, não poderia faltar o apfelstrudel (torta de maçã) e a Torta Alemã.
Os preços são dignos de um almoço bem servido de domingo. Mas se você quer economizar, peça batatinhas e um chopp gelado. A dupla é imbatível e não vai decepcionar.
Dica: há mesas pet friendly para quem quiser sentar com seu dog na parte externa!
O parque
Depois de um almoço digno de rei, descanse por alguns minutos e então dirija-se até a entrada do Bier Park. Comece jé enchendo o copo na chopeira inicial do parque, enquanto ouve os guias contando a história do líquido sagrado! Passando pelo Egito, você poderá conhecer detalhes animados sobre a cerveja e sua ligação com Júlio César, os vikings e a igreja. As informações são mostradas em telas LED, com vídeos e até bonecos animados. A tecnologia dá todo o apoio ao guia em suas explicações.
Você sabia?
O ato de brindar vem de uma antiga tradição, onde batiam-se os canecos a fim de misturar a cerveja de ambos, caso alguma delas estivesse envenenada. Assim, os amigos demonstravam lealdade. Hoje, é motivo de celebração!
A história continua com a “Reinheitsgebot”, ou Lei da Pureza, definida em 1516 onde a cerveja, para ser considerada pura, deve conter apenas três ingredientes: cevada, lúpulo e água. A partir desse momento, o passeio passa a mostrar como funciona a produção da cerveja. É possível conhecer e até provar os cereais que fazem parte da receita. Um quiz sobre o passeio oferece degustação de cervejas diferentes para quem acerta as perguntas.
O segundo andar é 100% interativo, para que o participante tenha a oportunidade de conhecer o mundo da cerveja mais de perto. Experiências como Realidade Virtual, telas com dicas de harmonização, Cinema 4D dentro de uma garrafa de cerveja e cabines com sons referentes à cerveja ao redor do mundo são algumas das atividades.
Se você é um verdadeiro apreciador de cerveja, vai gostar muito dessa experiência. Quando fomos à Irlanda, visitamos a Guinness Storehouse, que é um complexo cervejeiro da nossa cerveja favorita. Ficamos ainda mais apaixonados pela história e esse universo cervejeiro, que é muito mais do que uma simples bebida alcoólica. O Bier Park nos fez lembrar desta viagem incrível e ainda nos ofereceu conteúdo histórico que não conhecíamos. Foi uma experiência muito bacana.
Ao final do passeio, você ganha ainda um certificado de “Mestre Cervejeiro” e pode comprar cervejas Rasen Bier, acessórios, roupas e copos na lojinha ao lado da saída.
Curtimos tanto o passeio que fizemos um vídeo no Youtube para mostrar melhor os detalhes. Se você quiser ver, confira abaixo:
Inscreva-se no canal, dá seu like e compartilha com aqueles amigos que estão visitando a Serra Gaúcha!
Mais sobre Gramado:
Reserve seu hotel no Booking com nosso link e apoie nosso blog! Veja mais aqui.
Uma vinícola em Gramado? Confira neste post aqui.
Um hotel que mais parece um castelo francês. Olha esse post aqui.
Cristais de Gramado: Visita gratuita! Para ver mais, clique aqui.