Conheça o colorido Mercado das Especiarias, em Istambul
Não adianta. Quando se fala em Turquia, se pensa em “Especiarias”. No Mercado de Especiarias de Istambul pudemos conhecer chás, temperos e doces tradicionais deliciosos em um grande bazar com mais de 85 lojas.
O Mercado das Especiarias
Construído em meados de 1660 como parte da Mesquita Nova, o aluguel das lojas sustentava a manutenção da mesquita, assim como suas atividades de caridade, que incluíam escolas, banhos turcos e hospitais. No auge de seu tempo, o Mercado das Especiarias era a última parada das caravanas de camelos que viajavam pela Rota da Seda entre China, Índia e Pérsia.

Temperos de cores vivas, chás aromáticos e doces típicos são exibidos para turistas e locais que percorrem o caminho do mercado todos os dias. É um colírio para os olhos a quantidade de produtos diferentes, além de lojas de jóias (onde você pode pechinchar e conseguir um ótimo preço).
Por onde começar
Comece do começo! Mas não compre tudo logo no início, pois os preços tendem a ser mais altos. Há barracas que vendem caviar, ervas secas, mel, nozes e frutas secas em toda a extensão do mercado. Curta os aromas, conheça os diferentes tipos de chás. Não se assuste se o vendedor levar você para dentro da loja, puxar uma cadeira e lhe servir um Chai turco a fim de tentar vender outros produtos do seu estoque.

Minha dica é: abra seu coração para a experiência e sempre tente barganhar o preço!
Quando entrei em uma das lojas, o vendedor me apresentou os diferentes tipos de Açafrão. Mostrou os níveis de qualidade que tinha na loja. Usou três copinhos com água para mostrar que o de maior qualidade deixava a água amarelada em poucos segundos, me oferecendo para bebê-la depois da demonstração. Me explicou que era medicinal. Antes de sair, ainda abriu uma bela garrafa de vidro e ofereceu um delicioso perfume de jasmim, que passou em meu pulso.
Saí inspirada, perfumada e com a sacola cheia! Os preços são realmente muito bons para brasileiros.

O lugar é sempre lotado, por isso, preste atenção na bolsa ou mochila.
Dicas de compras
Se a confusão com a quantidade de produtos estiver te enlouquecendo, fique aqui com uma lista de 4 coisas boas e com preço bacana para comprar no Mercado das Especiarias:
- Açafrão Iraniano: O valor do Grama é alto, mas mais em conta em relação a qualquer outro lugar: 40 liras turcas/gr. Mas vale a pena devido à qualidade do tempero!
- Chá de Jasmim: O chá da flor que se abre quando dentro de água fervente é extremamente cheiroso e vale cada centavo!
- Chá de Romã: uma fruta que cresce com muita facilidade por lá! Se o chá já é maravilhoso, prove o suco natural, prensado na hora por vendedores na rua. Mas não pague mais do que 15 liras pelo suco.
- Turkish Delights: As delícias turcas são doces parecidos com balas de goma que levam pistache, romã, rosas e vários outros sabores. Envoltos em açúcar confeiteiro, são ótimos presentes para quem ficou em casa.

Entrada gratuita. Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 19h.
Se você gostou deste post, curta, comente e compartilhe!
Baklava: Aprenda a fazer o doce turco tradicional com pistaches
12 de outubro de 2018 @ 11:39
[…] Você pode comprar Baklava em Istambul no Bazar das Especiarias, confira o post aqui. […]
Onde comer em Istambul - Tradicional, gostoso e barato
17 de novembro de 2018 @ 15:53
[…] é uma lancheria bem bacana que fica na região central de Istambul, 1 minuto caminhando do Bazar das Especiarias. Seu nome significa, de acordo com o tradutor do Google, Restaurante do Mar Morto. É um pequeno […]
Aya Sofya: Um museu emocionante em Istambul - Livres e Selvagens
16 de janeiro de 2019 @ 16:32
[…] Conheça também o Mercado de Especiarias. […]
Review: Hotel Titanic em Istambul - Bom, bonito e relativamente barato
3 de janeiro de 2020 @ 14:57
[…] Vem conhecer o Bazar das Especiarias, aqui. […]
Brasileira ensina como fazer Baklava em casa - Guia em português na Turquia
15 de março de 2021 @ 17:18
[…] Você pode comprar Baklava em Istambul no Bazar das Especiarias, confira o post aqui. […]