Mundo a Vapor: Invenções em Miniatura – Canela
A Serra Gaúcha sem dúvidas é um lugar para o qual você pode voltar muitas vezes e sempre ter coisas diferentes para conferir. As opções são diversas e para todas as idades.
Fomos convidados a conhecer o Mundo a Vapor, que fica entre Gramado e Canela. Para isso, pegamos o Bustour e seguimos rumo, entre diversas paradas, até chegar em frente à curiosa fachada, que chama a atenção pelo enorme trem à vapor, como se tivesse saído de dentro do prédio. Já é um ótimo local para se fazer aquelas fotos que ficam para a história.
Antes de tudo, importante dizer que este passeio é indicado para curiosos (ou seja, crianças na fase dos porquês vão adorar). Aquele avô inventor, o tio que está sempre montando e desmontando coisas em casa. Um atrativo para quem gosta de aprender.
A história
Lá nos anos 20, Ernesto Urbani, patriarca da família, era dono de uma oficina mecânica. Lá dentro, em meio a parafusos e ferramentas, seus filhos criavam pequenas réplicas de máquinas a vapor. Tudo de forma minuciosa e muito apaixonada. A inspiração veio da infância e o antigo passatempo se transformou em um parque, em 1991. É por causa de Benito Urbani que hoje a história das máquinas a vapor é contada com muito carinho e criatividade dentro do parque.
O Mundo a Vapor
A fachada do Mundo a Vapor reproduz, através de uma réplica, a famosa cena de um acidente ferroviário registrado em Paris em 1895. Uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões. É, sem dúvidas, uma entrada que chama a atenção e gera curiosidade!
O parque conta com mais de 20 atrações, entre elas estão Fábricas, Usinas, Barcos e bonecos, todos com movimento, contando um pouco da história e evolução das máquinas a vapor com o passar dos anos. O ambiente é muito bem montado, com casinhas e monitores que explicam todos ambientes, inclusive o funcionamento de todas as réplicas perfeitas em miniatura (que funcionam!).
A mini Olaria conta com um cenário que remonta 1910, onde se pode ver de pertinho como acontece a produção de pequenos tijolos. A partir dessa visualização, se entende a importância da máquina a vapor no processo da produção de 300 mini tijolos por dia (os tijolos são bem pequenos e você pode levar um para casa depois, como lembrança!) As crianças se apaixonam e os adultos também.
A menor fábrica de papel do mundo também arranca sorrisos. Com explicações atenciosas, os monitores mostram como o papel é produzido em pequenos pedacinhos, que também são entregues ao público como lembrança. O funcionamento de tudo é perfeito. É possível ficar horas aprendendo por lá.
O parque ainda conta com um passeio de trem na parte externa, porém, como estava chovendo, não conseguimos aproveitar. Mesmo assim, é uma oportunidade diferente. Em uma época em que viagens são planejadas com objetivos de comprar e consumir desenfreadamente, o parque Mundo a Vapor é um investimento que traz retorno exponencial para quem realmente quiser aprender. Enriquece a vida de crianças, adultos, idosos com informação e respostas!
Por fim, deixamos aqui o que lemos no site do parque (e que faz muito sentido para nós): “Apenas sinta e guarde aquilo que tocar o seu coração”.
Quer ver mais sobre a Serra Gaúcha? Olha só:
Confira nosso vídeo no Youtube: 03 COISAS para se fazer em Canela / RS, aqui!
Canela com passeio nos Bondinhos Aéreos, em meio à natureza, aqui.
Pousada BBB em Gramado? Olha aqui.
Encontre bons hotéis na Serra Gaúcha pelo nosso link do Booking, aqui!
Uma vinícola em Gramado, confira aqui.
Conheça os Cristais de Gramado, aqui.