Provando Absinto em Praga
Bebemos uma das bebidas mais famosas do país
Ele é conhecido por diversos nomes misteriosos, como “fada verde” ou “deusa verde”. O Absinto é reconhecido como a bebida nacional da FRANÇA desde o século XIX e já serviu de inspiração para muitas obras literárias e visuais de diversos artistas. Porém, foi em Praga, na REPÚBLICA TCHECA, que o sabor (e a força alcoólica) da bebida foi descoberta por esta que vos fala.
Destilada a partir de uma variedade de extratos vegetais em infusão de base de etanol, também leva losna, Anis verde e erva-doce, que contribuem ao sabor amargo. A receita ainda recebe clorofila e erva-cidreira, que conferem o sabor refrescante e a cor verde quase radioativa.

Voltando à Praga. Você está lá, caminhando por ruas centenárias, limpíssimas e cheias de lojinhas e prédios históricos e vê uma portinha verde em um local um pouco mais escuro. Nas janelinhas de vidro, enxerga uma luz fraca e misteriosa. Em uma placa charmosa e discreta há a palavra “Absintherie”, em verde.
Curiosos como somos, vamos entrar nesse lugar misterioso e “blasé”. Ao entrar, já percebemos o teto baixo, as paredes pintadas com motivos boêmios e mesas pequenas. Ao som de Blues, pedimos o cardápio para o bartender. Em todas as bebidas, do sorvete e o café até a bebida pura, o ABSINTO está presente. Não temos como fugir dele.

A solução? Pedir o tradicional e sentir todo o sabor e potência da bebida. São muitas garrafas, com os mais diversos “acompanhamentos”: garrafas com larvas, com raízes e até cannabis. Seguimos com uma mais simples.
Existem vários métodos para servir o absinto. O mais conhecido na República Tcheca é o chamado “Boêmio”. Um cubo de açúcar é colocado em uma colher, que é então mergulhada no copo com absinto. Graças ao alto volume de álcool, o cubo de açúcar embebido pode ser facilmente “flambado”.

O açúcar caramelizado começa a pingar no copo. Depois, a colher é rapidamente mergulhada no absinto novamente para apagar o fogo. A bebida é agitada e depois servida. O procedimento faz com que a porcentagem de álcool diminua e, portanto, a bebida seja mais “suave”.
A verdade é que está longe de ser suave. Mesmo flambada por alguns minutos, o Absinto tem teor alcoólico altíssimo (um dos motivos por ser proibido no Brasil, imagino). Mas a experiência é satisfatória.
No final, a bebida é bacana, mas o ritual é mais. Ver todo o processo de servir o absinto é culturalmente muito interessante! Ah, ainda mais legal foi descobrir que a Absintherie aceita BITCOINS no pagamento. Modernidades que a Europa tem! Hehe!
E aí? Curtiu? Você provaria as opções com larvas, besouros ou cannabis? Conta pra gente nos comentários!
Trdelnik: Conheça o doce feito para turistas em Praga
9 de agosto de 2018 @ 11:14
[…] Conheça o Absinto em Praga […]
Airbnb em Praga: Ficamos na casa de uma Local na República Tcheca
15 de setembro de 2018 @ 12:21
[…] Prove o Absinto, bebida tradicional de Praga. Saiba mais aqui. […]