Brazen Head: O pub irlandês mais antigo do país
O pub irlandês já servia cerveja para o público antes de Brasil ser Brasil
Imagina o ano de 1198. Dublin acabara de finalizar uma era de reis e vickings, preparando-se para receber seu primeiro prefeito. A Catedral de São Patrício estava sendo construída. Nem mesmo a Peste Negra, que aconteceria quase duzentos anos depois, nasceu antes do Brazen Head, o pub mais antigo da Irlanda.
Tivemos a oportunidade de almoçar dentro deste espaço que pulsa história e pede para ser fotografado. Embora não esteja claro quanto da estrutura original do lugar ainda está intacta, as paredes desgastadas pelo tempo contam histórias antigas. Ele funciona como restaurante na hora do almoço e como pub à noite, com música ao vivo e aquela tradicional festança irlandesa.

O Brazen Head conseguiu manter o charme e as características de seu passado homenageando os patronos, que incluíram literários como James Joyce, Brendan Behan e Jonathan Swift, além de alguns nomes de revolucionários como Robert Emmet e Michael Collins. Atualmente, ainda incluíram alguns nomes famosos como Van Morrison. É necessário tirar um tempo para curtir as fotos dentro do pub irlandês, além das notas de todos os países e cartas que cobrem as paredes do lugar.
Um menu com gastronomia tradicional irlandesa
O menu conta com vários pratos ao meio dia, alguns tradicionais irlandeses, além de saladas e snacks diversos para quem quer comer um lanche (confira o menu aqui). Como estávamos voltando de um passeio na Fábrica da Guinness (em breve, post sobre essa experiência ÚNICA aqui), decidimos almoçar bem. Pedimos água filtrada devido à bebedeira na Guinness pela manhã e aproveitamos para caprichar na escolha dos pratos.

Embora os preços sejam um pouquinho salgados em relação à outros lugares mais simples, esse era nosso primeiro almoço na Irlanda, por isso, escolhemos o tradicional Fish & Chips. Também pedimos uma salada de folhas, beterrabas, tomates, nozes e queijo de cabra para dividirmos tudo. O Fish & Chips estava muito bom, com um molho delicioso e bem temperado, mas depois descobrimos que havia lugares infinitamente melhores e mais baratos para comer o prato (em breve, post sobre o melhor fish & chips que comemos!).

A Salada, por sua vez, estava incrível. O queijo de cabra tem um sabor marcante e combinou muito com o restante dos ingredientes. Valeu a pena! Ao final, deu mais ou menos 25 euros para nós dois almoçarmos, o que é um preço relativamente ok.

Mas o mais legal mesmo é o espaço. No pub irlandês as paredes estão escondidas por tanta coisa pendurada nelas! São notinhas, fotos, cartas, quadros, bandeiras e até patches de polícia ou times de futebol. É como um museu! As portas são muito gastas, as escadinhas rangem a cada degrau. Tudo mostra que aquilo ali era um pub real de 1198. Consigo até imaginar homens meio sujos, cheios de barro no sapato, suados, indo ali beber um whisky ou uma pint em temperatura ambiente.
O lugar é muito agradável e encantador. Para quem gosta de história, vai amar e se sentir em outra época!
Quer ver mais? Confira o vídeo que fizemos aqui!
E aí? Curtiu o post? Comente o que você achou, faça perguntas e nos ajude a criar nosso conteúdo com cada vez mais qualidade. Agradecemos muito.
Até o próximo post!
10 de setembro de 2019 @ 10:38
O pub Sean’s Bar se considera o mais antigo do mundo (900 DC) e fica em Athlone, no interior da Irlanda. Nenhum irlandês soube me explicar qual deles é realmente o mais antigo e o porque da confusão. Só que que todos os 2 são fantásticos. Parabéns pelo post.
13 de setembro de 2019 @ 10:45
Que super informação! Obrigada pelo comentário! Inclusive, acho bem interessante que, enquanto os caras bebiam umas pints em 900 D.C, aqui no Brasil nem se sabia o que é uma pint. Heheh! Volte sempre!
St. Patrick's Day em Porto Alegre / RS - Guia completo 2020
26 de fevereiro de 2020 @ 15:25
[…] Veja nossa visita ao pub mais antigo da Irlanda, aqui. […]