O que fazer em Santana do Livramento em 2 dias
Certamente, quando alguém pensa no que fazer em Santana do Livramento, a primeira coisa que aparece em sua mente é “compras em Rivera”. Uma enorme injustiça com esta cidade que esbanja história, cultura e características tão próprias de fronteira. Para “vingar” Livramento, criei este roteirinho de 2 dias para você curtir um final de semana, com tempo para comprar e também para visitar o que a cidade tem de melhor. Tive a oportunidade de conhecer Santana do Livramento a convite da Agência de Turismo Corticeiras, que faz o receptivo por lá.
Dia 1:
Chegando a Santana do Livramento, você pode conhecer um pouco mais do centro da cidade, que guarda histórias que datam de muitos anos, inclusive da visita de D. Pedro II, com direito a uma bela árvore de presente, que pode ser vista até hoje na praça principal da cidade. Um coreto ao centro desta, indica local cultural onde se exibiam danças folclóricas e peças de teatro. Dê a volta na praça, analisando os prédios históricos em todos os lados e conheça a bela igreja de Santa Ana do Livramento, que é um charme.
À tarde, você pode satisfazer sua necessidade de dar aquele pulinho em Rivera, com direito a paradinha em uma padaria local para comer quitutes típicos da fronteira. Não esqueça do limite para as compras: a cota é de 300 dólares por pessoa.
Quando cair a noite, o restaurante Gardel oferece apresentação de tango belíssima e parrillada típica para quem gosta de uma boa carne. Para quem não gosta, há opções de massas.
Você ainda pode visitar um Cassino e ganhar milhares de dólares ou ir para o hotel e descansar para o dia seguinte! Sua escolha!
Dia 2:
O dia começa cedo, com direito a Café da Manhã Campeiro! Tudo caseiro, feito na região. O café da manhã é feito na casa da família Perez, que fica no Passo dos Guedes. A experiência faz parte da Ferradura dos Vinhedos, por isso, os bolos são todos em formato de ferradura. Um verdadeiro prazer entrar no dia a dia dos gaúchos da fronteira, com direito a passeio de cavalo, carinho em ovelhas e vaquinhas. Toda aquela vida em comunhão com a natureza, onde há grande respeito pelos insumos. Vale muito a pena!
Depois disso, visite o complexo enoturístico da Vinícola Almadén. Não pelo atendimento ou preparo para com os turistas. Tudo é muito simples e está bastante atrasado em relação às vinícolas da Serra. Mas ali se encontram vinhos com ótimos preços para levar para casa.
Hora do almoço: O CTG Presilha do Pago fez um almoço delicioso, com feijão caprichado, arroz, boa variedade de saladas e, para quem gosta, churrasco de ovelha. De sobremesa, um tradicional sagu com creme! Descanse um pouco depois da comilança para continuar o passeio.
A tarde merece uma visita na vinícola boutique Cordilheira de Santana, que produz no máximo 7 mil garrafas ao ano, todas numeradas. A rotulagem é manual e os vinhos costumam passar de 4 a 5 anos nas caves, amadurecendo. Os vinhos são premiados, mas a vista e a estrutura com certeza merecem mais medalhas. Simplesmente de tirar o fôlego. Aproveite para degustar e talvez comprar uma garrafa, cujo preço é relativamente alto.
Este é um roteiro básico. Santana do Livramento está se desenvolvendo cada vez mais para receber os turistas, incluindo um parque de águas termais chamado Amsterland, que vai contar com hotéis, restaurantes, SPA e muito mais. Além disso, a cidade também possui boas opções para quem gosta de aventura, contando com trilhas e acampamentos.
Santana do Livramento:
A cidade é orgulhosa de sua história, suas raízes e sua cultura. Vale a pena passar um tempinho para conhecer a cidade e as pessoas, que são muito simpáticas! E, em breve, curtir as águas termais do parque Amsterland. Fica a dica!
Reserve sua hospedagem pelo nosso link do Booking e apoie nosso trabalho! Clique aqui.