Começou a Vindima na Serra Gaúcha
A Vindima é a época da colheita das uvas, última etapa antes da elaboração de vinhos. No Brasil, acontece em janeiro, fevereiro e março. Fui convidada a conhecer de perto a programação da Vindima na Serra Gaúcha, criada pela Giordani Turismo, que também é responsável pelos passeios que já escrevi aqui: Maria Fumaça e Epopéia Italiana.
O Rio Grande do Sul é responsável por 90% do vinho produzido no Brasil. Fomos então, à convite da empresa, passear pelas paisagens lindas e perfumadas da região da Uva e do Vinho. Não sei se já contei por aqui, mas trabalhei durante um tempo em uma vinícola de Bento Gonçalves. Vi as uvas de perto na época da Vindima e comi a fruta do pé. Mas nunca havia colhido direto da videira, nem sequer visto a tradicional pisa das uvas.
O que fizemos no passeio

O pacote que fizemos foi pensado para a imprensa, então foi uma mistura dos pacotes disponíveis no site da empresa. Chegamos à vinícola familiar Cristofoli, que nos recebeu em seu belo espaço e ofereceu um almoço italiano com pegada contemporânea.

Primeiramente, pães com azeite de oliva e queijos. Após isso, foi servida uma salada de folhas com um molho feito com banana, muito interessante! Então, espaguete fresco com tomates confit, seguido por um belo prato com ossobuco suculento e purê de batata doce (que, na minha opinião, serve duas pessoas). Finalmente, a sobremesa: Sorbets, que levam o moscatel da casa, ou sorvete de creme italiano (baunilha e especiarias). Tudo isso, acompanhado dos vinhos da casa, afinal, é o negócio da família!

Posteriormente, fizemos o famoso passeio da vinícola Salton, em seus espaços inspiradores e cheios de história. Com direito a workshop de harmonização de vinhos com queijos e chocolates, pudemos provar vários rótulos da vinícola.

O momento da pisa
Por fim, chegamos à vinícola Cainelli para um momento de grande diversão e alto astral. Nos conduziram nos tuque-tuques até os parreirais, onde nos esperava o merendin, nome dados ao lanche que os antigos imigrantes faziam sob as videiras. Pudemos colher uvas do pé e depois fazer a pisa em um grande barril de madeira, ao som do coral italiano. Tudo muito divertido!

Os turistas podem optar ainda por passeios que incluem almoços harmonizados, cursos de degustação e visita a adegas acompanhadas de enólogos e sommeliers.
Para curtir a Vindima na Serra Gaúcha, foram montados quatro roteiros:
Fascínios da Vindima:
Explora o Vale do Rio das Antas e Cantinas Históricas. A opção mais completa, que visita a cave, a vinícola e inclui um curso de degustação harmonizada na Salton. Além dela, na Vinícola Cainelli, visita-se o museu familiar e o turista ainda pode colher as uvas e fazer a pisa. O merendin acontece nos parreirais e um passeio de tuque-tuque faz a diversão dos participantes! A principal refeição do roteiro acontece na vinícola Cristófoli, com almoço típico italiano harmonizado com produtos.
O passeio acontece aos sábados e é limitado para 26 pessoas.
Divina Vindima:
Este roteiro acontece na rota Encantos de Eulália e Vale do Rio das Antas. Na Salton há visita à vinícola e curso de harmonização de vinhos, queijos e chocolates. O restante da programação acontece no Sítio de Lazer Zucchi, com coral italiano esperando os participantes, colheita, pisa das uvas, merendin e passeio de tuque-tuque.
Acontecem nas quartas e sábados para grupos maiores de 26 pessoas.
Vindima no Vale:
A Maria Fumaça e a Epopéia Italiana entram na programação com visita à Miolo, onde acontece a pisa da uva e merendin completo, com direito a mimo personalizado.
Acontece nas quartas e sábados.
Viva a Vindima:
Enfim, no roteiro dos Caminhos de Pedra, este pacote explora a tradição da vinícola Strapazzon, com visita à cantina, colheita e pisa de uvas, além de merendin completo com coral italiano. Na vinícola Casa Fontanari a visita é acompanhada de um minicurso de degustação com 8 rótulos, incluindo harmonização com queijos e produtos da região.
Os passeios de Vindima na Serra Gaúcha iniciam dia 12 de janeiro e seguem até 10 de março e, certamente, são uma opção incrível para todas as idades.
Preço:
O valor dos pacotes fica em torno de R$ 280,00 e pode ser comprado com antecedência no site da Giordani Turismo.
Se você vai fazer a Vindima na Serra Gaúcha, fique de olho também:
Um bom hotel para ficar é o Dall’Onder, confira review aqui!
Reserve sua hospedagem pelo nosso link do Booking e apoie nosso trabalho! Clique aqui.